Central de Downloads
Para fazer o download dos softwares e aplicações para o seu certificado, identifique qual sistema operacional você usa e baixe o software especifico para a mídia do seu certificado.
CARTÃO REDE IDEIA
Software | Suporte | 32 Bits | 64 Bits |
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OBERTHUR (AWP) | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 |
LEITORA GEMALTO
Software | Suporte | 32 Bits | 64 Bits |
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GEMALTO PC | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
GEMALTO Server | Windows Server 2008 R2 e 2012 | ||
Guia de instalação
LEITORA GEMALTO:Esta leitora funciona no formato Plug-And-Play para os sistemas operacionais Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Este tipo de instalação não necessita o download do driver da leitora, pois ao conectá-la na porta USB, o computador irá reconhecer e iniciar a instalação. Sistemas operacionais com versões anteriores às mencionadas acima, deverão obrigatoriamente instalar o driver da leitora. E, se você possui entre o Windows XP ao Windows 8, também tem a alternativa de baixar o driver, caso não opte pelo Plug-And-Play. - Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmo. |
SCR 3310
Software | Suporte | 32 Bits | 64 Bits |
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SCR 3310 PC | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
SCR 3310 CTAPI | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
Guia de instalação
LEITORA SCR 3310:Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Nestes casos não é necessário instalar nenhum software, basta conectar a leitora na porta USB do computadore aguardar o reconhecimento. Na instalação de leitoranos sitemas Windows 98 / XP / 2000’s deve-se também instalar o diver. - Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmoalar o driver da leitora. E, se você possui entre o Windows XP ao Windows 8, também tem a alternativa de baixar o driver, caso não opte pelo Plug-And-Play. |
LEITORA PERTOSMART
Software | Suporte | 32 Bits | 64 Bits |
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PertoSmart PC | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
PertoSmart EMV | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
Guia de instalação
LEITORA PERTOSMART PS - 1000 CCID:Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou 8.1 e Windows 10. Nestes casos não é necessário instalar nenhum software, basta conectar a leitora na porta USB do computadore aguardar o reconhecimento. Na instalação de leitoranos sitemas Windows 98 / XP / 2000’s deve-se também instalar o diver. Esta leitora possui tecnologia para reconhecimento automático CCID, compatível com Windows 2003/ Vista/ Seven (7), Windows 8 ou 8.1 e Windows 10 Versões 32/64 bits. A instalação é Plug-and-Play, não sendo necessário driver de instalação. Na instalação de leitora nos sitemas Windows 2000/XP e Linux Debian 4 deve-se também instalar o driver. - Para instalar o Driver basta clicar no botão a direita escrito "ARQUIVO" e realizar o download e instalação do mesmo. |
TOKEN REDE IDEIA
Software | Suporte | 32 Bits | 64 Bits |
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SAFESIGN | Windows 7, 8 ou 8.1 e 10 | ||
Guia de instalação
TOKENS SAFESIGN REDE IDEIA - WINDOWS 32 E 64 BITS:Passos - Instalação do Software do Token
O seu Certificado Digital estará liberado para uso conforme acordado no momento da emissão, mas lembramos que a liberação do certificado pode levar 24 horas úteis. Ao utilizar o Token, deve-se sempre informar a senha PIN. Caso seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e somente a senha PUK poderá desbloqueá-lo. Caso a senha PUK também seja informada incorretamente por 3 vezes, o Token será bloqueado e seu conteúdo perdido. Você perderá o Token e o Certificado Digital.
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CARTÃO
Software | Suporte | Arquivo |
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OBERTHUR 5.2.0 | OS X El Capitan 10.11 | |
OBERTHUR 5.2.2 | OS X Siera e Mojave |
GEMALTO
Software | Suporte | Arquivo |
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GEMALTO PC/SC | OS X Snow Leopard 10.6 |
TOKEN
Software | Suporte | Arquivo |
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SAFENET | OS X Siera e Mojave |
CARTÃO
Software | Suporte | Arquivo |
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OBERTHUR | Linux Ubuntu |
LEITORA GEMALTO
Software | Suporte | Arquivo |
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GEMALTO PC/SC | Linux |
TOKEN
Software | Suporte | Arquivo |
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SAFENET 9.1 | Linux Ubuntu 14.04, Red Hat 7.0, Debian 7.7, SUSE Enterprise 11.3, CentOS 6.6 | |
SAFESIGN | Linux e Ubuntu |
UTILIZAÇÃO, GUARDA E PROTEÇÃO DA CHAVE PRIVADA:
Passos da utilização
O uso de um Certificado Digital traz muitas vantagens ao usuário, mas também diversas responsabilidades. Aqui estão destacadas as mais importantes:
Não empreste para terceiros, pois qualquer operação realizada possui validade jurídica;
Proteja e não compartilhe as senhas de seu certificado (toda senha tem caráter pessoal e intransferível);
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Se você trabalha em um ambiente com mais pessoas, use opções de acesso e proteção ao sistema operacional de seu computador (REPRESENTANTE LEGAL DO CD);
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Caso tenha adquirido um Certificado A3, cuide com o manuseio adequado da mídia, evitando possíveis danos aos dispositivos;
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Não instale e nem utilize seu Certificado em computadores de uso público;
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Observe o arquivo que você recebeu na Validação Presencial com a “Política de Garantia”, sobre quais aspectos seu Certificado está coberto.
ATENÇÃO: A chave privada é única em cada Certificado emitido. É de responsabilidade do portador do mesmo protege-la.
Você encontra todos os softwares e manuais no site da AC Rede Ideia RFB, no menu SUPORTE.
DA IMPORTAÇÃO e EXPORTAÇÃO DAS CHAVES
NO MODELO A1 (ARQUIVO .pfx)
Neste modelo é fundamental que você faça um arquivo de backup do seu Certificado Digital, uma vez que em casos de formatação ou perda do certificado no navegador, será possível recuperá-lo.
Depois de criada essa cópia de segurança (para saber como efetuar a cópia de segurança, siga os passos do Guia de instalação disponível para download logo abaixo nesta página), você poderá instalar o certificado digital A1 em outros computadores.
Desta forma, veja que a importação e a exportação são complementares:
Importação: É o processo de usar uma cópia de segurança de seu Certificado Digital em outro computador.
Exportação: É o processo de criar a cópia de segurança de seu Certificado Digital (arquivo de backup).
ATENÇÃO: A AC Rede Ideia RFB não mantém cópia de segurança (backup) de seu Certificado Digital.
NO MODELO A3
Neste modelo estes procedimentos não precisam ser executados, pois o Certificado Digital já está devidamente protegido dentro da Mídia (Cartão ou Token).
DA REVOGAÇÃO do Certificado Digital
Revogar significa cancelar o funcionamento do Certificado. A Revogação pode ser realizada a qualquer momento e é um procedimento definitivo, onde não existe a possibilidade de que o Certificado Digital volte a funcionar, seja qual for o motivo da revogação. Para revogar um certificado digital, siga as instruções da página: https://redeideia.com.br/revogar-certificado.
Quem está apto a solicitar uma revogação?
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O titular de um Certificado Digital;
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O responsável pelo Certificado Digital, em casos de pessoas jurídicas, equipamentos/servidor, aplicações ou código;
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A própria empresa ou órgão, quando o titular do Certificado Digital desta entidade for seu empregado, funcionário ou servidor.
Quais os motivos mais comuns para revogar?
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Sempre que houver qualquer alteração de dados tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica (Nome, RG, CNPJ, Razão Social, e-mail);
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Quando o Certificado Digital for A3 (Cartão ou Token): revogar em casos de perda, roubo, acessos indevidos, comprometimento da chave privada correspondente;
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Em caso de esquecimento ou bloqueio da senha da mídia que armazena o Certificado Digital, pois não há a possibilidade de recuperação de senhas.
DAS SENHAS
Lembrem-se de proteger e cuidar das senhas de seu Certificado Digital.
Senha de Revogação:
Independente do modelo, o todo Certificado possui uma senha de Revogação.
Esta senha é usada para revogar. Ela será criada pelo titular durante a emissão do Certificado, ou seja, na Validação Presencial. É comporta de 8 a 20 caracteres (letras e números) é recomendado apenas números, pois o sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas.
Outras senhas do seu Certificado:
As demais senhas de um Certificado Digital referem-se ao modelo adquirido.
É importante que você guarde todas as suas senhas em local seguro e proteja-as. Em caso de bloqueio, um novo Certificado deverá ser emitido.
Em seguida você poderá verificar as diferenças sobre as senhas de acordo com o Modelo do Certificado Digital (A1 ou A3).
SENHAS DO MODELO A1
Neste modelo você poderá anotar a duas senhas no manual de instalação recebido durante a Validação Presencial.
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Número do Protocolo do Certificado;
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Senha de Instalação/Revogação do Certificado (Use-as quando for instalar seu Certificado no computador);
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Durante e depois da instalação: Senha de Utilização (O certificado modelo A1 em sua configuração padrão não requer senha, caso queira utilizar uma senha é possível alterar o nível de segurança durante a instalação);
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Senha do arquivo de backup: Recomenda-se fazer uma cópia de segurança (backup) do Certificado A1 (Esta senha irá proteger este arquivo e será necessária quando for instalar o backup em outra máquina);
* O formato do arquivo de backup do Certificado Digital A1 tem a extensão .pfx.
SENHAS DO MODELO A3
Senhas do Cartão: Neste modelo o Certificado já está instalado na mídia (Cartão).
Durante a Validação Presencial você realizará o cadastro de duas senhas:
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PIN (senha de acesso), que será solicitada sempre que o Cartão for utilizado.
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PUK (senha de desbloqueio), que será utilizada para desbloquear o Cartão. Isto em caso de bloqueio da senha PIN após três tentativas incorretas.
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Senhas do Token: Neste modelo o Certificado já está instalado na mídia Token.
Durante a Validação Presencial você realizará o cadastro de duas senhas:
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Senha de Usuário que será solicitada sempre que o Token for utilizado.
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Senha de Administração, que será utilizada para desbloquear o Token. Isto em caso de bloqueio da senha PIN após quinze tentativas incorretas.
DA SEGURANÇA DAS SENHAS
Para garantir a segurança das senhas de uso de seu Certificado é recomendado:
NO MODELO A1
É recomendado cadastrar a senha de utilização e fazer um backup do arquivo.
NO MODELO A3
No Modelo A3 (em Cartão), a senha PIN será bloqueada após três tentativas. Será necessário usar a senha PUK (mais três tentativas).
No Modelo A3 (em Token), a senha de Usuário será bloqueada após quinze tentativas. Abrindo mais quinze tentativas com a senha de Administração para desbloqueio.
DA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO
Como você já viu nas características dos Certificados, a validade está diretamente relacionada com o Modelo adquirido no momento da “Solicitação Eletrônica”.
O Modelo A1 a validade é de no máximo um ano e no modelo A3 varia de um a cinco anos.
E COMO RENOVAR?
Recomenda-se que com antecedência de 30 dias antes da expiração, você já se preocupe em adquirir um novo Certificado.
A AC REDE IDEIA RFB compromete-se a encaminhar para o e-mail, informado pelo titular no momento da validação presencial, uma comunicação referente ao vencimento, no entanto é importante que você sempre acompanhe a validade do seu Certificado Digital.
Além disso, nossa equipe entra em contato pelos telefones também informados no momento da validação, para o fim específico de comunicar sobre a necessidade de renovação do certificado.
Para maiores informações, dúvidas e questionamentos, nossa equipe de suporte está a disposição.
ORIENTAÇÃO PARA A INSTALAÇÃO DOS CERTIFICADOS A1 E A3:
Passos - Instalação para uso A1
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Remova todos os dispositivos USB do seu computador;
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Acesse www.redeideia.com.br e vá no menu, selecione a opção SUPORTE e clique em GUIA DE INSTALAÇÃO;
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Localize e selecione - dentro da página - a aba CERTIFICADO A1;
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Faça donwload do ASSISTENTE DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, clicando em ARQUIVO;
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Após baixá-lo, execute o ASSISTENTE DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL e clique em INSTALAR CERTIFICADO;
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Insira o protocolo e a senha, clique em ENVIAR. Feito isso, você verá o TERMO DE TITULARIDADE. Em seguida, basta clicar em CONCORDO E ASSINAR, uma nova senha será solicitada. Você poderá alterar ou digitar a mesma deste guia (lembrando que essa senha será a mesma usada para instalar o certificado). Após a digitação e confirmação de sua senha, o sistema irá solicitar um local (pasta), onde o arquivo do certificado será salvo;
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Observe em seu computador, onde você salvou o arquivo (para evitar a perda do certificado, orientamos que seja na ÁREA DE TRABALHO do computador local, pois em pastas da rede, há possibilidade do mesmo ser perdido). Assim, será criado um arquivo no formato .PFX, que deve ser salvo, pois a perda deste resultará em nova validação.
Instalação para uso A3 - Cartão
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Acesse www.redeideia.com.br;
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No menu, selecione a opção SUPORTE, vá em GUIA DE INSTALAÇÃO e clique em CARTÕES;
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Instale o software referente ao modelo de sua mídia - SAFESIGN ou OBERTHUR - clicando em ARQUIVO, conforme a versão de seu sistema (32 BITS ou 64 BITS);
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Siga as telas inicias até concluir a instalação;
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Reinicie o computador para concluir a instalação.
Instalação para uso A3 - Token
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Acesse www.redeideia.com.br;
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No menu, selecione a opção SUPORTE, vá em GUIA DE INSTALAÇÃO e clique em TOKENS;
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Instale o software referente ao modelo de sua mídia - SAFESIGN ou SAFENET - clicando em ARQUIVO, conforme a versão de seu sistema (32 BITS ou 64 BITS);
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Siga as telas inicias até concluir a instalação;
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Reinicie o computador para concluir a instalação.